Pesquisar este blog

sábado, 18 de setembro de 2010

Jogos de acção melhoram capacidades cognitivas

Para muitos pais eles são a fonte de muitas das birras das crianças e a causa de muitos dias passados em quartos fechados mas agora um estudo vem provar que o jogos de acção de alto ritmo melhoram e tornam mais rápidas as decisões que temos que fazer.
Cientistas da universidade de Rochester em Nova Iorque conduziram uma série de testes para medir se jogar regularmente jogos de acção poderiam aumentar as nossas capacidades cognitivas.
Os investigadores testaram dezenas de jovens entre os 18 e os 25 anos que não eram jogadores regulares e dividiram-nos em dois grupos:
O primeiro grupo jogou jogos cheios de adrenalina, tais como Call Of Duty 2 e Unreal Tournament, onde os participantes vagueiam por áreas online disparando uns contra os outros.
O segundo grupo jogou Sims 2, um jogo de estratégia mais calmo, que consiste numa vida virtual em que se controla uma pessoa pelo dia-a-dia.
Após 50 horas de jogo, ambos os grupos foram sujeitos a uma série de testes para comprovar se, de facto, poderiam tomar reacções mais rápidas ou não.
Os cientistas descobriram que aqueles que tinham jogado os jogos de acção tomavam decisões 25 por cento mais depressa do que os que tinham jogado o jogo de estratégia. Os jogadores do primeiro grupo, para além de reapoderem mais depressa, acertaram em tantas perguntas quanto os elementos do segundo grupo.
“O que acontece com os jogadores de jogos de acção não é eles serem simplesmente mais rápidos e, consequentemente, acertarem em menos perguntas. O que acontece é que eles respondem correctamente às perguntas mas são mais rápidos a responder”, disse Daphne Bavelier, uma cientista cognitiva em Rochester que tem passado os últimos 10 anos a testar o quanto os jogos de computador afectam o cérebro e os olhos. “Os jogadores de jogos de acção fazem mais decisões correctas por unidade de tempo. Se és um cirurgião ou se estás no meio da batalha, isso pode fazer toda a diferença.”
Os resultados são significativos na medida em que sugerem que alguns jogos – que muitas vezes são apontados como a causa de as pessoas não saírem do sofá – ajudam os jogadores a desenvolverem uma sensibilidade maior ao que os rodeia.
Este aumento da sensibilidade ao que os rodeia faz com o que os jogadores estejam mais preparados para encarar o mundo real na medida em que estes são melhores a efectuar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, conduzir, ler nas entrelinhas ou até encontrarem amigos no meio de uma multidão.
De acordo com Daphne Bavelier, as pessoas fazem as decisões baseadas em probabilidades que estão a ser constantemente calculadas e refinadas nas suas cabeças – um processo que os cientistas chamam de inferência probabilística. Antes de nós executarmos uma acção, o nosso cérebro examina todo o tipo de informação visual e sonora que o rodeia, ajudando assim a tomar uma decisão mais correcta.
“As decisões nunca são a preto e branco. O cérebro está sempre a calcular probabilidades. Enquanto conduzimos, por exemplo, nós podemos ver um movimento à nossa direita e estimar se estamos numa rota de colisão ou não e, baseado nessa probabilidade, fazemos uma escolha binária: ou travamos ou não travamos”.
Jogos cheios de acção – que forçam o cérebro a efectuar várias decisões muito rápidas em fracções de segundos – parecem aumentar a nossa capacidade de tomar decisões rapidamente.
Não é a primeira vez que é demonstrado que os jogos de computadores têm benefícios mentais e físicos, apesar de, até recentemente, a maioria das investigações cientificas se ter concentrado nos aspectos negativos tais como o vicio ou se jogar deteriora as capacidades sociais das crianças.
No ano passado, a mesma equipa de investigadores da universidade de Rochester publicaram um estudo que mostrava como os jogos de acção melhoravam a visão nocturna, melhorando a capacidade de detecção de contraste pelo olho.
Existe um número crescente de estudos que comprovam que os jogos aumenta a coordenação entre as mãos e os olhos. Um estudo com cirurgiões à dois anos atrás nos Estados Unidos, provou que os cirurgiões que tinham jogado Nintendo Wii antes de irem para uma operação tinham uma performance melhor do que aqueles que não tinham jogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR, AJUDE-NOS, CLICANDO NAS PROPAGANDAS!
Free counters!