Pesquisar este blog

sábado, 18 de setembro de 2010

Jogos de acção melhoram capacidades cognitivas

Para muitos pais eles são a fonte de muitas das birras das crianças e a causa de muitos dias passados em quartos fechados mas agora um estudo vem provar que o jogos de acção de alto ritmo melhoram e tornam mais rápidas as decisões que temos que fazer.
Cientistas da universidade de Rochester em Nova Iorque conduziram uma série de testes para medir se jogar regularmente jogos de acção poderiam aumentar as nossas capacidades cognitivas.
Os investigadores testaram dezenas de jovens entre os 18 e os 25 anos que não eram jogadores regulares e dividiram-nos em dois grupos:
O primeiro grupo jogou jogos cheios de adrenalina, tais como Call Of Duty 2 e Unreal Tournament, onde os participantes vagueiam por áreas online disparando uns contra os outros.
O segundo grupo jogou Sims 2, um jogo de estratégia mais calmo, que consiste numa vida virtual em que se controla uma pessoa pelo dia-a-dia.
Após 50 horas de jogo, ambos os grupos foram sujeitos a uma série de testes para comprovar se, de facto, poderiam tomar reacções mais rápidas ou não.
Os cientistas descobriram que aqueles que tinham jogado os jogos de acção tomavam decisões 25 por cento mais depressa do que os que tinham jogado o jogo de estratégia. Os jogadores do primeiro grupo, para além de reapoderem mais depressa, acertaram em tantas perguntas quanto os elementos do segundo grupo.
“O que acontece com os jogadores de jogos de acção não é eles serem simplesmente mais rápidos e, consequentemente, acertarem em menos perguntas. O que acontece é que eles respondem correctamente às perguntas mas são mais rápidos a responder”, disse Daphne Bavelier, uma cientista cognitiva em Rochester que tem passado os últimos 10 anos a testar o quanto os jogos de computador afectam o cérebro e os olhos. “Os jogadores de jogos de acção fazem mais decisões correctas por unidade de tempo. Se és um cirurgião ou se estás no meio da batalha, isso pode fazer toda a diferença.”
Os resultados são significativos na medida em que sugerem que alguns jogos – que muitas vezes são apontados como a causa de as pessoas não saírem do sofá – ajudam os jogadores a desenvolverem uma sensibilidade maior ao que os rodeia.
Este aumento da sensibilidade ao que os rodeia faz com o que os jogadores estejam mais preparados para encarar o mundo real na medida em que estes são melhores a efectuar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, conduzir, ler nas entrelinhas ou até encontrarem amigos no meio de uma multidão.
De acordo com Daphne Bavelier, as pessoas fazem as decisões baseadas em probabilidades que estão a ser constantemente calculadas e refinadas nas suas cabeças – um processo que os cientistas chamam de inferência probabilística. Antes de nós executarmos uma acção, o nosso cérebro examina todo o tipo de informação visual e sonora que o rodeia, ajudando assim a tomar uma decisão mais correcta.
“As decisões nunca são a preto e branco. O cérebro está sempre a calcular probabilidades. Enquanto conduzimos, por exemplo, nós podemos ver um movimento à nossa direita e estimar se estamos numa rota de colisão ou não e, baseado nessa probabilidade, fazemos uma escolha binária: ou travamos ou não travamos”.
Jogos cheios de acção – que forçam o cérebro a efectuar várias decisões muito rápidas em fracções de segundos – parecem aumentar a nossa capacidade de tomar decisões rapidamente.
Não é a primeira vez que é demonstrado que os jogos de computadores têm benefícios mentais e físicos, apesar de, até recentemente, a maioria das investigações cientificas se ter concentrado nos aspectos negativos tais como o vicio ou se jogar deteriora as capacidades sociais das crianças.
No ano passado, a mesma equipa de investigadores da universidade de Rochester publicaram um estudo que mostrava como os jogos de acção melhoravam a visão nocturna, melhorando a capacidade de detecção de contraste pelo olho.
Existe um número crescente de estudos que comprovam que os jogos aumenta a coordenação entre as mãos e os olhos. Um estudo com cirurgiões à dois anos atrás nos Estados Unidos, provou que os cirurgiões que tinham jogado Nintendo Wii antes de irem para uma operação tinham uma performance melhor do que aqueles que não tinham jogado.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Três Bases Motivacionais

                                    McClelland identificou três necessidades secundárias adquiridas socialmente: realização, afiliação e poder. Cada indivíduo apresenta níveis diferentes destas necessidades, mas uma delas sempre predomina denotando um padrão de comportamento.
Pessoas motivadas por realização são orientadas para tarefas, procuram continuadamente a excelência, apreciam desafios significativos e satisfazem-se ao completá-los, determinam metas realistas e monitoram seu progresso em direção a elas.
   Indivíduos motivados por afiliação desejam estabelecer e desenvolver relacionamentos pessoais próximos e pertencer a grupos, cultivam a cordialidade e afeto em suas relações, estimam o trabalho em equipe mais do que o individual.
    Finalmente, aqueles motivados pelo poder apreciam exercer influência sobre as decisões e comportamentos dos outros, fazendo com que as pessoas atuem de uma maneira diferente do convencional, utilizando-se da dominação (poder institucional) ou do carisma (poder pessoal). Gostam de competir e vencer e de estar no controle das situações.

Conheça sua base motivacional 
Por Tom Coelho
Meu convite é para que você reflita, respondendo a si mesmo: onde me encaixo? É provável que você goste de ter o controle, deseje realizar coisas, tenha prazer em competir, estime cultivar relações pessoais. Mas observe como há um padrão dominante. Se eu solicitar a uma platéia que todos cruzem os braços, algumas pessoas colocarão o braço direito sobre o esquerdo e vice-versa. Se eu solicitar que invertam estas posições, todos serão capazes de fazê-lo, mas seguramente sentirão um certo desconforto. Assim são as preferências: tendemos a optar por alguns padrões. Você tem uma base motivacional preponderante.

Motivando-se
Por Regiane Moura Mendonça
Estar motivado nem sempre é fácil. A motivação decorre do resultado da união de fatores internos e externos.
Existem dois tipos de motivação: a intrínseca - que vem de fatores internos e a extrínseca - que vem da fatores externos. As duas trabalham em conjunto para deixar o indivíduo motivado. Uma não sobrevive sem a outra.
Ninguém consegue estar motivado só com um dos fatores. No entanto, identificar esses fatores depende de, primeiramente aumentar a auto estima e o amor próprio.
Mesmo com tantos obstáculos, tantas dificuldades, o grande segredo para conseguir trilhar o caminho está em buscar uma força interior que aumentará a auto estima.
Consequentemente, o amor próprio também se elevará ,e com isso já poderemos identificar fatores internos para a motivação, formando assim a motivação intrínseca.
O mais importante objetivo da motivação intrínseca é identificar e captar o fator externo, que é a motivação extrínseca, um estímulo necessário para nos motivarmos.
Quando este estímulo é identificado e captado, o mais simples fator externo pode se transformar na mais potente motivação.
Com estas duas motivações temos a verdadeira motivação e então nossos caminhos serão rumo à felicidade, pois uma pessoa motivada é uma pessoa feliz.
Os 10 mandamentos da Motivação
1. Não seja um procrastinador:
Não adie as tarefas de hoje. Também não adie suas decisões. Faça isso por você. Evite acumular afazeres, pois alguns tentam dedicar-se a muitas coisas ao mesmo tempo, além de estressante é um convite para o fracasso.
2. Comece algo e termine:
Lembro-me de uma ocasião em que passei algumas horas escrevendo um artigo e o computador “travou”. Perdi tudo {não fiquei nada feliz}. Eu havia começado, mas o final era a minha motivação. Se você começar algo, termine, a menos que o sentimento de frustração seja bom pra você.
3. Confie em você mesmo:
Ao atender centenas de pessoas e empresas, detectei diversos casos em que sobrava capacidade, mas faltava confiança. Há ocasiões que o segredo do êxito é apenas “confiar no seu taco” e ter “bala na agulha”. A PNL nos ensina ao dizer que: “Todos possuem os recursos que necessitam, basta acessá-los”. Fale em alta voz: Sim, eu posso... Eu me permito... Eu vou.
4.Valorize o que realmente importa:
Defina suas metas, suas prioridades e valores. Equilibre seu tempo, não viva só para o trabalho, por exemplo. Desfrute de momentos felizes ao lado de seus familiares. Pratique atividades físicas, leia bons livros, ouça boas músicas, exercite a sua fé.
5. Tenha grandes planos:
Você quer ser grande? Ande com os grandes! Quer ter grandes realizações e sucesso? Tenha objetivos e metas, e corra atrás... Não seja medíocre!
6. Agradeça sempre:
Pense nisso: “Sempre reclamei dos meus sapatos, até que um dia, ao dobrar uma esquina, avistei um homem sentado sem os dois pés.” Reveja seus conceitos de necessidades.
7. Ame-se MUITO:
>O maior amor que podemos sentir é o amor próprio. Este sentimento profundo a cerca de nós mesmos nos fará amar incondicionalmente o próximo e o Arquiteto do Universo. Quando temos uma boa autoestima nossos relacionamentos são mais saudáveis.
8. Não tenha medo de fracassar:
O fracasso é uma ação, não é uma pessoa... É apenas uma oportunidade de fazer diferente, de recomeçar de outra forma, portanto, mesmo que você caia, levante-se com classe, e saiba que os tombos te ensinarão novas manobras.
9. Seja disciplinado:
Nem sempre é possível fazer o que se quer. Nem todos ganham o quanto gostariam ou fazem o que sabem e/ou amam. Disciplina é plantar pra colher, só que o plantio é árduo. A disciplina transformou um camelô num dos maiores empreendedores do mundo.
10. Persista, persista, persista...
Olhe para seu alvo, fixe os olhos nele e prossiga até tocá-lo. Será fácil? É bem provável que não, mas ainda que você seja surrado, não seja nocauteado. Fomos criados para sonhar e são eles {os sonhos} que abastecem a nossa alma. Não venda os seus sonhos, não desista deles, não deixem roubá-lo de você.
 L.U.T.E. S.E.M.P.R.E!

A conquista do sucesso 
Por Regiane Moura Mendonça
Sucesso... O que é sucesso?
O sucesso é algo que não se ganha, ele é conquistado quando a sinceridade, humildade e perseverança mora dentro de nós.
No dicionário, temos como significado conclusão, resultado bom, acontecimento de grande êxito ou artista de grande popularidade. Mas sucesso é muito mais que isso.
Normalmente vemos a palavra sucesso ser muito associada à fama. Então apenas os famosos têm sucesso?
O sucesso também não é uma herança genética. Essa história de "filho de peixe, peixinho é" não é regra.
A interpretação de sucesso vai muito além de simples palavras e histórias.
Ninguém ganha sucesso. Ele é conquistado. E essa conquista é fruto de uma busca constante. A busca pelo sucesso deve vir de dentro da pessoa.
A conquista do sucesso é conseqüência de atos bem feitos. Pode ser em várias áreas, como pessoal e profissional, que são áreas onde a busca pelo sucesso é maior. Ao se decidir buscar o sucesso, a primeira etapa já está ganha, pois isso já faz seus atos serem mais corretos e melhores.
Como tudo o que acontece atualmente, vemos pessoas conquistando o sucesso de forma ilícita. No entanto, esse sucesso é passageiro.
A pessoa que conquista o sucesso de forma natural, não faz sacrifícios. E quanto mais natural a busca, mais longo será seu sucesso.
Para iniciar essa busca, primeiramente é preciso definir seus princípios e objetivos. Então, se você quiser conquistar o sucesso, busque-o primeiro dentro de você, para depois mostrá-lo ao mundo!
POR FAVOR, AJUDE-NOS, CLICANDO NAS PROPAGANDAS!
Free counters!